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Amadeo Zani | Giuseppe Verdi | Escultura | Bronze Patinado | 36 cm

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AMADEO ZANI – Escultura: “Giuseppe Verdi”:
Técnica/Suporte: Escultura executada em bronze patinado.
Medidas: 36 cm de altura.
Data: S/D.
Assinatura: Assinada “A. Zani” no bronze (obra).
Estado de conservação: Excelente.
Descrição/Detalhes: Linda escultura do renomado artista executada em bronze patinado. Trata-se de uma maquete d´apres, da enorme escultura de Giuseppe Verdi produzida por Amadeo Zani, que encontra-se instalada no Vale do Anhangabaú no centro de São Paulo. Ela foi encomendada e doada para São Paulo por integrantes da colônia italiana. Criada em 1916, ela só foi implantada na cidade em outubro de 1921. A maquete original foi doada pela Fundação Zani ao acervo da Pinacoteca do Estado.
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AMADEO ZANI – Escultura: “Giuseppe Verdi”:
-Técnica/Suporte: Escultura executada em bronze patinado.
-Medidas: 36 cm de altura.
-Data: S/D.
-Assinatura: Assinada “A. Zani” no bronze (obra).
-Estado de conservação: Excelente.
-Descrição/Detalhes: Linda escultura do renomado artista executada em bronze patinado. Trata-se de uma maquete d´apres, da enorme escultura de Giuseppe Verdi produzida por Amadeo Zani, que encontra-se instalada no Vale do Anhangabaú no centro de São Paulo. Ela foi encomendada e doada para São Paulo por integrantes da colônia italiana. Criada em 1916, ela só foi implantada na cidade em outubro de 1921. Esta era a escultura preferida do artista. A maquete original foi doada pela Fundação Zani ao acervo da Pinacoteca do Estado.
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-BIOGRAFIA: Amedeo Zani ou Amadeu Zani (Rovigo, 1869 — Niterói, 1944).
Escultor e professor ítalo-brasileiro.

Iniciou seus estudos de formação artística na Itália. Antes de completar vinte anos de idade, Zani transferiu-se para o Brasil em 1887, fixando-se inicialmente na cidade de São Paulo. Logo transferiu-se para o Rio de Janeiro onde foi discípulo de Rodolfo Bernardelli. Passado algum tempo, retornou à capital paulista onde trabalhou no escritório do arquiteto Tommaso Gaudenzio Bezzi, incumbido da construção do edifício que a partir de 1895 abrigaria o Museu do Ipiranga.
Em seguida parte para a Europa, onde freqüenta a Académie Colarossi, em Paris – escola de arte fundada pelo escultor italiano Filippo Colarossi, como alternativa à conservadora École des beaux-arts. Freqüenta também a Accademia Rafaello Sanzio, em Urbino, Itália.

Aos 27 anos, o escultor volta a São Paulo para exercer o magistério no Liceu de Artes e Ofícios, a chamado do engenheiro-arquiteto Ramos de Azevedo que desde 1875 dirigia a instituição e ali empreendia uma grande reforma, visando criar as bases da “futura Escola de Belas Artes de São Paulo” [1].

No Liceu dava-se ênfase ao ensino de desenho, pintura e escultura; organizavam-se exposições e foram instalados ateliês de artistas e uma pinacoteca. Ao lado de Zani, ali lecionavam o arquiteto Domiciano Rossi e os pintores Pedro Alexandrino, Túlio Mugnaini e Oscar Pereira da Silva, entre outros, que constituirão o grupo fundador da Academia de Belas-Artes de São Paulo.

Em 1934, Amedeo Zani obtém medalha de ouro no I Salão Paulista de Belas-Artes.

Obras
Dentre suas obras destacam-se os monumentos “Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo”, de 1913, instalado no Pátio do Colégio, em São Paulo, em 11 de junho de 1925. Com 25,85 metros de altura, o monumento apresenta uma figura feminina, que simboliza a cidade, tendo nas suas mãos um ramo de louros, uma foice e uma tocha, representando a glória, o trabalho e o fogo simbólico da religião e da cultura. A parte central é decorada por pequenos grupos de figuras ocupadas em preparar o solo, fundar alicerces e carregar materiais. São também retratadas cenas do início da colonização: a primeira missa, a catequese, a defesa da vila pelo índio Tibiriçá e a Guerra dos Tamoios. As peças do monumento foram executadas em Roma e aqui ajustadas sob a direção de Zani.

A escultura “Verdi”, realizada em 1916, está instalada no Vale do Anhangabaú, também na capital paulista. Com 5,23m de altura, era a favorita do artista.

O “Monumento das Monções” foi construído por Zani em 1920, na Cidade de Porto Feliz, no Vale do Médio Tietê, Estado de São Paulo. Está instalado no Parque das Monções, uma área verde formada em torno do antigo Porto de Araritaguaba, de onde partiam as monções – expedições fluviais organizadas por sertanistas que, navegando pelo Rio Tietê, buscavam atingir a região de Cuiabá, Mato Grosso, em busca de minas de ouro, no século XVIII[2].

Zani também trabalhou em ornatos “art-nouveau” e em arte tumular,[1] , com destaque para os túmulos do escritor Eduardo Prado, realizado em 1901, e o do Conde Alexandre Siciliano, de 1927 – uma portentosa capela em estilo assírio-babilônico. Ambos estão no Cemitério da Consolação, em São Paulo.
Pietrina Checcacci nasceu em Taranto, Itália, em 1941, transferindo-se em 1954, para o Brasil.
De 1958 a 1964, cursou a Escola Nacional de Belas Artes, sendo premiada duas vezes com medalha de ouro. Participando de mostras internacionais e coletivas no Brasil, Itália, Portugal, Espanha, Estados Unidos e paises Latino Americanos e expondo individualmente desde 1961, Pietrina conquistou importantes prêmios. Entre as inúmeras exposições individuais, destacam-se as realizadas na Galeria Documenta e Skultura Galerias de Arte, em São Paulo, AM Niemeyer, Galeria Gravura Brasileira, Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, principais museus e galerias das capitais brasileiras. Suas obras estão nos acervos de museus e galerias de arte do Brasil e integram importantes coleções nacionais e internacionais.
Entre os principais prêmios que recebeu, destaca-se o “Premio de Viagem ao Estrangeiro”, do Salão Nacional de Arte Moderna (1974); a inclusão nos “ Destaques da Pintura Brasileira da Década de 70 “ pelo Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro ( 1980) e ainda o “Premio São Gabriel” ( 1977) e “ Rosa de Prata” ( 1982) na Itália.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amedeo_Zani

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