Inimá de Paula | Paisagem | Gravura-Serigrafia S/ Papel-P/I | 50×60 cm | 1993 (VENDIDA)

(OBRA VENDIDA/SOLD!!) – INIMÁ DE PAULA – “Paisagem”:
Técnica/Suporte: Gravura/Serigrafia em papel, numerada, datada e assinada à punho pelo artista.
Medidas: 50 x 60 cm (obra).
Data: 1993.
Assinatura: C.I.D. – canto inferior direito, assinado e datado à punho pela artista.
Série/Tiragem nº: P/I.
Moldura: Obra está com moldura de madeira, cor branca e vidro de proteção.
Estado de conservação: Bom. Obs: possui ponto de dobra, conforme imagem da obra no site.
Descrição/Detalhes: A gravura foi produzida na técnica de serigrafia. O artista produziu a imagem em uma tela estêncil (matriz) e depois transferiu a imagem para um papel de forma artesanal e com tiragem limitada.
FRETE GRÁTIS – BRASIL* (*VALOR DO FRETE JÁ ESTÁ INCLUSO)

Artista

Técnica

Dimensões

Assinatura

Data

Descrição/Detalhes

,

(OBRA VENDIDA/SOLD!!) – INIMÁ DE PAULA – “Paisagem”:
-Técnica/Suporte: Gravura/Serigrafia em papel, numerada, datada e assinada à punho pelo artista.
-Medidas: 50 x 60 cm (obra).
-Data: 1993.
-Assinatura: C.I.D. – canto inferior direito, assinado e datado à punho pela artista.
-Série/Tiragem nº: P/I.
-Moldura: Obra está com moldura de madeira, cor branca e vidro de proteção.
-Estado de conservação: Boa, possui ponto de dobra, conforme imagem da obra.
-Descrição/Detalhes: A gravura foi produzida na técnica de serigrafia. O artista produziu a imagem em uma tela estêncil (matriz) e depois transferiu a imagem para um papel de forma artesanal e com tiragem limitada.
FRETE GRÁTIS – BRASIL* (*VALOR DO FRETE JÁ ESTÁ INCLUSO)
-ID | REF: GP-G31075

-BIOGRAFIA: Inimá de Paula (Itanhomi MG 1918 – Belo Horizonte MG 1999).
Pintor e desenhista.

A partir de 1937, freqüenta o Núcleo Antônio Parreiras, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 1940, instala-se no Rio de Janeiro, matriculando-se nas aulas de Argemiro Cunha (1880-1940) no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, as quais abandona em pouco tempo. Passa a pintar com alguns dos ex-integrantes do Núcleo Bernardelli. Em 1944, transfere-se para Fortaleza, onde conhece artistas locais e participa da criação da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP). Volta ao Rio de Janeiro em 1945 e expõe com Aldemir Martins (1922-2006), Antonio Bandeira (1922-1967) e Jean-Pierre Chabloz (1910-1984), na galeria Askanasy. Em 1948, graças ao apoio de Candido Portinari (1903-1962), faz sua primeira mostra individual no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RJ). Em 1950, ganha o prêmio de viagem ao país do Salão Nacional de Belas Artes (SNBA) e, no ano seguinte, viaja e expõe na Bahia. Em 1952, recebe o prêmio de viagem ao exterior do Salão Nacional de Arte Moderna (SNAM). Em Paris, entre 1954 e 1956, assiste a cursos na Académie de la Grande Chaumière e na École Normale Supérieure des Beaux-Arts. Em seguida, acompanha as aulas de André Lhote (1885 – 1962) e de Gino Severini (1883-1966). Quando volta, passa a fazer pinturas abstratas, algumas das quais mostra na 5ª Bienal de São Paulo. Na primeira metade dos anos 1960, muda-se para Belo Horizonte e retoma a pintura figurativa. Em 1998 é criada a Fundação Inimá de Paula em Belo Horizonte.

Comentário Crítico
Inimá é conhecido como “o fauve brasileiro”1 em razão das cores fortes e vibrantes com que pinta e que são de fato característica marcante do seu trabalho. São vermelhos, azuis, amarelos e verdes que parecem puros e são inscritos na tela com movimentos vigorosos. Em alguns casos, ele lembra Henri Matisse (1869-1954) de La Plage Rouge (1905) e, em outros, o expressionismo. Como na marinha Pequeno Porto (1987), toda de cores intensas, ou ainda em alguns auto-retratos, em que traços vigorosos e cores sombrias conferem perturbação à figura.
Entretanto, durante toda sua carreira, Inimá também realiza obras em que os brancos e cinzas dominam. Seja nas paisagens urbanas de Santa Teresa, seja nas marinhas cearenses, ou mais tardiamente nas vistas mineiras, o branco é utilizado como cor, conferindo ainda mais tranqüilidade às cenas já praticamente desprovidas de ação. Muitos críticos enfatizam tal aspecto.2
Outro ponto que costuma definir a obra de Inimá é a predominância da paisagem, especificamente a urbana. A combinação da arquitetura com a natureza permite ao pintor realizar composições muito equilibradas, em que tende a cobrir a maior parte da tela, deixando pouco espaço para o céu, alternando as cores organizadas no casario com as manchas de cor da vegetação.
Todavia, ele também pinta retratos, naturezas-mortas e composições abstratas. As naturezas-mortas revelam influências de Paul Cézanne (1839-1906) e Matisse, tanto no traço e nas cores quanto nos objetos. Seu período abstrato é variado, abarcando composições mais cubistas que mantêm um resquício de figura, e outras mais informais.

Notas
1MORAIS, Frederico. Inimá de Paula. Rio de Janeiro: L. Christiano, 1987, p. 15.
2MORAIS, Frederico. Op cit., p. 23 e, por exemplo, Rubens Navarra em SAMPAIO, Renato. Inimá. Belo Horizonte: Rona, 1999, p. 172.

Fonte: INIMÁ de Paula. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural.

Tags: inimá de paula, gravura, serigrafia sobre papel, paisagem, floresta, galeria paulista, obra de arte, papel assinado

Open chat
1
Posso te ajudar?