Gonçalo Ivo | Rio São Francisco | Gravura-Serigrafia-11/150 | 70×100 cm | (VENDIDA)

(VENDIDA/SOLD!!) – GONÇALO IVO – “Rio São Francisco – Vista de Iboitirama – BA”:
Técnica/Suporte: Rara e enorme gravura, técnica de serigrafia em papel, numerada e assinada à punho pelo artista.
Medidas: 70 x 100 cm (obra).
Data: 1993.
Assinatura: C.I.D. – canto inferior direito, assinado à punho pelo artista.
Série/Tiragem nº: 11/150.
Moldura: Com moldura nova em madeira na cor freijó, tipo “caixa” com espaçamento em foam e a imagem deslocada ao fundo, foam no verso e vidro de proteção na frete.
Estado de conservação: Ótima.
Descrição/Detalhes: Obra originada do quadro a óleo representado no livro Eco Art, pág.121.
A gravura foi produzida na técnica de serigrafia. O artista produziu a imagem em uma tela estêncil (matriz) e depois transferiu a imagem para um papel de forma artesanal e com tiragem limitada.
FRETE GRÁTIS – BRASIL*

Artista

Técnica

Dimensões

Assinatura

Data

Descrição/Detalhes

(VENDIDA/SOLD!!) – GONÇALO IVO – “Rio São Francisco – Vista de Iboitirama – BA”:
-Técnica/Suporte: Rara e enorme gravura, técnica de serigrafia em papel, numerada e assinada à punho pelo artista.
-Medidas: 70 x 100 cm (obra).
-Data: 1993.
-Assinatura: C.I.D. – canto inferior direito, assinado à punho pelo artista.
-Série/Tiragem nº: 11/150.
-Moldura: Com moldura nova em madeira na cor freijó, tipo “caixa” com espaçamento em foam e a imagem deslocada ao fundo, foam no verso e vidro de proteção na frete.
-Estado de conservação: Ótima.
-Descrição/Detalhes: Obra originada do quadro a óleo representado no livro Eco Art, pág.121.
A gravura foi produzida na técnica de serigrafia. O artista produziu a imagem em uma tela estêncil (matriz) e depois transferiu a imagem para um papel de forma artesanal e com tiragem limitada.
FRETE GRÁTIS – BRASIL*
-ID | REF: GP-G31062

-BIOGRAFIA: Gonçalo Ivo (Rio de Janeiro RJ 1958)
Pintor, aquarelista, desenhista, ilustrador, gravador.

Gonçalo Ivo de Medeiros é filho do escritor Lêdo Ivo (1924), o que possibilita sua convivência com escritores e artistas desde a infância. Em 1973, frequenta os ateliês dos astistas Augusto Rodrigues, Abelardo Zaluar (1924 – 1987) e Iberê Camargo (1914 – 1994). Estuda pintura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ, em 1975, sob orientação de Aluísio Carvão (1920 – 2001) e Sérgio Campos Melo. Arquiteto, formado pela Universidade Federal Fluminense – UFF, exerce atividades como professor do Departamento de Atividades Educativas do MAM/RJ, entre 1984 e 1986, e como professor visitante da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – EBA/UFRJ, em 1986. Trabalha também como ilustrador e programador visual para as editoras Global, Record e Pine Press. No decorrer de sua carreira, vem realizando diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Em 2000, faz cenário para o programa Metrópolis da TV Cultura. Nesse ano, muda-se com a familia para Paris, onde monta ateliê.

Críticas
“(…) Podemos situar Gonçalo Ivo, João Magalhães, Carlo Mascarenhas e Livia Flores como integrantes de um grupo de novos artistas que buscam as suas fontes de inspiração diretamente no abstracionismo lírico (João Magalhães) e na geometria sensível (Gonçalo Ivo e Carlo Mascarenhas) dos anos 50. Uma ´sensibilidade´ contemplativa e formal une esses trabalhos que transitam na atmosfera peculiar espiritual e lírica dos anos 50. No entanto, não podemos nos ater somente a esse aspecto na obra desses quatro artistas. O próprio suporte de madeira das pinturas de Gonçalo Ivo, agressivo, contrasta com as formas líricas ali depositadas, e as distorções geométricas das esculturas do Carlo Mascarenhas introduzem uma nota de humor mordaz, estranha às preocupações teóricas das gerações anteriores, dissolvendo de certa forma os contornos rigorosos que guiavam as suas práticas teórico-artísticas. No caso dos três artistas podemos falar de um neo-abstracionismo (lírico ou concreto, pouco importa) que renasce nos anos 80 (…)”.
Jorge Guinle
GERAÇÃO 80: núcleo jovem MP2 Arte. Apresentação de Jorge Guinle. Rio de janeiro: MP2 Arte, 1984.

“Gonçalo Ivo é um artista substancialmente afinado à carapaça dos anos 80. Não porque a sua carreira tenha debutado com uma individual no instante exato da abertura da década e prosseguido a passo intenso durante ela toda, marcando-a a cada avanço com um pouco mais de segura afirmação de linguagem. Tampouco justifica-se defini-lo assim por uma possível militância nas fileiras explícitas da chamada Geração *), cujos ardores juvenis reacenderam momentaneamente as ágoras das galerias e os escaninhos dos jornais: quanto a isto, ele preferiu o silêncio da margem, já avisado de que a sua filiação ao tempo de então correspondia a motivos menos epidérmicos e tonitruantes. (…)”.
Roberto Pontual
PONTUAL, Roberto. “Uma pintura de prazer e pudor”. In: Gonçalo Ivo. Rio de Janeiro: Galeria Saramenha, 1990.

“(…) O gosto pela manipulação da matéria alimenta sua pintura feita de alquímica mutação. A insistente exploração das sutis variações estruturais e cromáticas não visa esgotar, mas confirmar a profusão de possibilidades existente no uso econômico de recursos. Trabalha extensas séries, tanto na aquarela, quanto no óleo. São seqüências experimentais, onde linha e cor estreitamente conjugadas articulam ritmos desdobráveis ao infinito. Cada obra é um segmento de um conjunto hipotético porque sempre passível de ser ampliado. O fluxo da linguagem fica bem exemplificado nos livros de aquarelas onde manchas e grafismos substituem as palavras. A pintura de Gonçalo Ivo insere-se na tradição moderna, na linguagem que remonta Cézanne e Braque e no Brasil, tem em Volpi um paradigma: a construção plástica impregnada de uma realidade pressentida. (…)”.
Maria Alice Milliet
MILLIET, Maria Alice. “A Poética de Gonçalo Ivo”. In: Gonçalo Ivo. São Paulo: Dan Galeria, 1994.

Fonte: GONÇALO Ivo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural.
Tags: gonçalo ivo, gravura, serigrafia, azul, laranja, verde, galeria paulista, obra de arte, papel assinado

Open chat
1
Posso te ajudar?