Samson Flexor | Bípede | Gravura em Metal S/ Papel – 1/100 | 65×50 cm | Ano 1971 | (VENDIDA)

(VENDIDA/SOLD!!) – SAMSON FLEXOR – “Bípede”:
Técnica/Suporte: Raríssima gravura, técnica-gravura em metal sobre papel, tiragem (exemplar nº 1/100), numerada e assinada à punho pelo próprio artista no canto inferior direito.
Medidas: 65 x 50 cm (obra) | 73 x 64 cm (quadro/moldura).
Série/tiragem: 1/100.
Data: 1971.
Assinatura: C.I.D. – canto inferior direito, obra está assinada e datada de 1971 à punho pelo artista Samson Flexor.
Moldura: A obra está com moldura nova, paspatour e vidro de proteção.
Estado de conservação: Ótimo.
Descrição/Detalhes: Grande e Raríssima gravura. Esta gravura foi produzida na técnica de gravura em metal sobre papel, está datada e assinada à punho do artista. O artista produziu a imagem em uma chapa de metal (matriz) e depois transferiu a imagem para um papel de forma artesanal e com tiragem limitada.
FRETE GRÁTIS – BRASIL*

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Descrição/Detalhes

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(VENDIDA/SOLD!!) – SAMSON FLEXOR – “Bípede”:
-Técnica/Suporte: Raríssima gravura, técnica-gravura em metal sobre papel, tiragem (exemplar nº 1/100), numerada e assinada à punho pelo próprio artista no canto inferior direito.
-Medidas: 65 x 50 cm (obra) | 73 x 64 cm (quadro/moldura).
-Série/tiragem: 1/100.
-Data: 1971.
-Assinatura: C.I.D. – canto inferior direito, obra está assinada e datada de 1971 à punho pelo artista Samson Flexor.
-Moldura: A obra está com moldura nova, paspatour e vidro de proteção.
-Estado de conservação: Ótimo.
-Descrição/Detalhes: Grande e Raríssima gravura. Esta gravura foi produzida na técnica de gravura em metal sobre papel, está datada e assinada à punho do artista. O artista produziu a imagem em uma chapa de metal (matriz) e depois transferiu a imagem para um papel de forma artesanal e com tiragem limitada.
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-ID | REF: GP-G31077

-BIOGRAFIA: Samson Flexor (Soroca1, Bessarábia, Rússia, 1907 – São Paulo, São Paulo, 1971).
Pintor, desenhista, muralista, professor.

Viaja para a Bélgica em 1922, onde estuda química e cursa pintura na Académie Royale des Beaux-Arts [Academia Real de Belas Artes]. Muda-se para Paris em 1924 e faz o curso livre da Ecole Nationale Supérieure des Beaux-Arts [Escola Nacional Superior de Belas Artes], orientado por Lucien Simon (1861-1945). Paralelamente, cursa história da arte na Sorbonne. Em 1926, freqüenta as academias La Grande Chaumière e Ranson, onde recebe aulas de Roger Bissière (1886-1964). No ano seguinte, realiza a primeira exposição individual, na Galeria Campagne Première, em Paris. Em 1929, participa da fundação do Salon des Surindépendants, atuando como diretor até 1938. Quando se converte ao catolicismo em 1933, passa a executar pinturas murais de cunho religioso. Membro da Resistência Francesa, durante a II Guerra Mundial (1939-1945), é forçado a fugir de Paris. Nesse período, suas pinturas tornam-se sombrias e inicia estudos expressionista e cubistas sobre a Paixão de Cristo. Em 1946, realiza viagem ao Brasil e expõe na Galeria Prestes Maia, em São Paulo, e em 1948, fixa-se na cidade. Motivado pelo crítico Léon Dégand (1907-1958), então diretor do Museu de Arte Moderna (MAM/SP), aproxima-se do abstracionismo geométrico e cria, em 1951, o Atelier-Abstração, tendo como alunos Jacques Douches (1921-2012), Norberto Nicola (1930-2007), Leopoldo Raimo (1912-2001), Alberto Teixeira (1925-2011) e Wega Nery (1912-2007). Em meados da década de 1960 aproxima-se da abstração lírica e da figuração.

Análise
Ao fixar-se no Brasil, em 1948, Flexor já é um artista maduro e de rica experiência artística. Sua formação inclui a passagem de dois anos pela Académie Royale des Beaux-Arts em Bruxelas, estudos na Ecole Nationale Supérieure des Beaux-Arts [Escola Nacional Superior de Belas Artes] e no curso de história da arte na Sorbonne, ambas em Paris (a partir de 1924). Com uma produção próxima à Escola de Paris, o artista conquista reconhecimento da crítica em sua primeira exposição individual (1927). Em 1929 participa da criação do Salon des Surindépendants, do qual é diretor até 1938. Faz parte da resistência à ocupação nazista e é obrigado a deixar a capital francesa em 1940. Passa por enormes dificuldades durante a guerra, voltando a Paris somente em 1945. Os problemas do pós-guerra, aliados ao sucesso da viagem a São Paulo acompanhando uma exposição do Grupo dos Pintores Independentes e sua mostra individual na Galeria Prestes Maia, em 1946, fazem com que decida imigrar com a família para o Brasil, em 1948.
Considerado um dos introdutores do abstracionismo no Brasil, Flexor é um artista de produção variada e independente. Da figuração cubista à abstração geométrica, e desta à abstração lírica, volta no final da vida a uma espécie de figuração orgânica e antropomórfica, sem deixar de lado a pintura de temática religiosa e os retratos. É preciso notar que da mesma forma que exerce papel importante na aceitação das correntes abstratas pelos brasileiros, o contato com o ambiente do país do fim dos anos 1940 é fundamental para o desenvolvimento pleno de tendências abstratas esboçadas em sua pintura desde o fim da II Guerra Mundial (1939-1945). Encontra um meio artístico no qual fervilha a querela entre os partidários da abstração e os defensores da pintura figurativa de cunho nacionalista. Participa da histórica exposição inaugural do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), Do Figurativismo ao Abstracionismo, em 1949, a convite do crítico belga e diretor do recém-fundado museu Leon Dégand e é incentivado por ele a aventurar-se pelos caminhos da abstração geométrica pura.
Por sua vez, o sentimento de crise do humanismo típico do período do pós-guerra (Flexor declara em 1948: “As guerras obrigam o homem a descobrir de novo o universo que julgava conhecer”), em conjunto com a experiência contagiante do surto desenvolvimentista pelo qual passa São Paulo na época, onde, como declara o artista a Sérgio Milliet (1898-1966), “tudo tende para o futuro e clama seu desprezo pelo passado colonial”, são elementos decisivos para os futuros caminhos tomados por Flexor no Brasil.
Dessa forma, sua pintura semi-abstrata de origem neocubista do fim dos anos 1940, na qual, como observou Mário Pedrosa (1900-1981), “a sobreposição de planos ainda tem função figurativa” – observam-se, por exemplo, Xícaras (1945), Violão (1948) e Cristo na Cruz (1949) -, transforma-se pouco a pouco em composições geométricas puramente abstratas em que os planos se tornam autônomos, integrando-se por “partido ortogônico ou diagonal”. As telas abstratas de Flexor buscam um dinamismo pela combinação de planos e linhas verticais, diagonais e horizontais e de pontos rítmicos pela colocação de tonalidades quentes ao lado de tons rebaixados, na intenção de atingir uma harmonia dentro da assimetria. Esta abstração, mais musical do que matemática, é construída mediante o estudo e aplicação de métodos renascentistas de proporção e harmonia, como observa Alice Brill (1920-2013). Esses estudos rigorosos serão ensinados por Flexor a partir de 1951 no Atelier-Abstração (primeira fase 1951-1959), do qual participam Alberto Teixeira, Emílio Mallet, Izar do Amaral Berlinck (1918), Jacques Douchez, Leyla Perrone, Leopoldo Raimo, Renée Malleville e Wega Nery.
No final dos anos 1950, uma série de fatores, entre eles a viagem para os Estados Unidos e o fechamento do Atelier, influi para a mudança de Flexor em direção a uma abstração lírica de formas orgânicas. “Ao mesmo tempo em que mergulha em uma busca interior, Flexor pesquisa a matéria, o ritmo das formas e da luz”, como assinala Denise Mattar. Em 1967 o artista surpreende ao realizar grandes pinturas “figurativo-abstratas” para a 9ª Bienal Internacional de São Paulo intituladas Bípedes. Sobre a convivência da abstração e figuração na obra de Flexor, Tadeu Chiarelli (1956) mostra que mesmo em algumas obras ditas “abstratas puras” há a presença de esquemas ilusionistas num inquestionável compromisso com a pintura tradicional. Nesse sentido, sua obra apresenta-se como “objeto privilegiado de estudo sobre os aspectos problemáticos envolvidos na absorção das poéticas não-figurativas no campo da arte brasileira”.

Nota
1 Em 1812, com a assinatura do Tratado de Paz entre os impérios Russo e Turco, a parte oriental da Moldávia, situada entre os rios Prut e Nistru, chamada Bessarábia, e onde se localiza a cidade de Soroca, é anexada ao Império Russo, tornando-se uma província da Rússia até 1918. Nesse ano, os bessárabes decidem se unir à Romênia. Esta união dura até 1940, ano em que o país é anexado pela União Soviética, como consequência do Pacto Ribbentrop-Molotov, de 1939. A Moldávia funciona como uma entidade territorial dentro da ex-União Soviética até 1991, quando declara sua independência.

Fonte: SAMSON Flexor. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural.

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