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JOÃO TIMOTHEO DA COSTA | Casario | Óleo Sobre Tela | 48 x 38 cm | 1929 | Assinada

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[Disponível] JOÃO TIMOTHEO DA COSTA – “Casario”:
Técnica/Suporte: O.S.T. – Óleo Sobre Tela.
Medidas: 48 x 38 cm (obra).
Data: 1929.
Assinatura: Assinado e datado “929” no CIE – Canto Inferior Esquerdo.
Moldura: Com moldura em madeira de época.
Estado de conservação: Ótimo.
Certificado: Acompnha Certificado de Autenticidade da Galeria.
Descrição/Detalhes: Raríssima obra do renomado artista.
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[Disponível] JOÃO TIMOTHEO DA COSTA – “Casario”:
-Técnica/Suporte: O.S.T. – Óleo Sobre Tela.
-Medidas: 48 x 38 cm (obra).
-Data: 1929.
-Assinatura: Assinado e datado “929” no CIE – Canto Inferior Esquerdo.
-Moldura: Com moldura em madeira de época.
-Estado de conservação: Ótimo.
-Certificado: Acompnha Certificado de Autenticidade da Galeria.
-Descrição/Detalhes: Raríssima obra do renomado artista.
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-ID | REF | SKU: GP-P21269

BIOGRAFIA: João Timótheo da Costa (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1879 – idem 1932).
Pintor, decorador, gravador.

Em 1894, inicia seu aprendizado artístico na Casa da Moeda do Rio de Janeiro, onde conhece o diretor Enes de Souza, que se torna seu protetor. Paralelamente matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), onde estuda desenho com Bérard, pintura com Rodolfo Amoedo e freqüenta as aulas com modelo vivo ministradas por Zeferino da Costa. Parte em 1910 para Paris. Trabalha junto ao grupo de artistas brasileiros contratados pelo governo para executar a decoração do Pavilhão Brasileiro na Exposição Internacional de Turim, ocorrida nesta cidade italiana em 1911. Realiza em 1920 com seu irmão Arthur Timótheo da Costa o primeiro de uma série de painéis decorativos para o Fluminense Futebol Clube, terminando sozinho a encomenda deste trabalho no ano de 1924. Em 1925, executa cinco painéis abobadados para a ornamentação do Salão Nobre da Câmara dos Deputados, atual Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e neste mesmo ano realiza mais uma série de painéis decorativos para o Salão do Copacabana Palace. Tendo participado de diversas edições do Salão Nacional de Belas Artes, recebe a pequena medalha de ouro em 1926. Em 1930 interna-se no Hospício dos Alienados, na cidade do Rio de Janeiro, onde morre dois anos depois.

Análise
João Timótheo da Costa é de família humilde. Trabalha, desde 15 anos, como aprendiz na Casa da Moeda do Rio de Janeiro, instituição que emprega e incentiva outros jovens artistas, entre eles seu irmão Arthur Timótheo da Costa, Rodolfo Chambelland e Eugênio Latour. Paralelamente, matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes – Enba, onde estuda desenho com Bérard, a disciplina de modelo vivo com Zeferino da Costa e pintura com Rodolfo Amoedo. Em 1910 integra o grupo de artistas brasileiros que na cidade de Paris fica responsável pela decoração do pavilhão da Exposição de Turim, na Itália, realizada no ano seguinte. Esse trabalho lhe permite visitar os museus europeus, onde conhece obras impressionistas e divisionistas, além das pinturas decorativas do artista francês Puvis de Chavannes (1824 – 1898), que marcam sua carreira.

JOÃO Timotheo da Costa. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa23602/joao-timotheo-da-costa. Acesso em: 07 de abril de 2024. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
Tags: João Timóteo da Costa, João Timotheo da Costa, desenho, técnica mista, paisagem, marinha, margem do rio douro, gravura, serigrafia, litografia, composição, galeria paulista, obra de arte, papel assinado

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