Artista | |
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Descrição/Detalhes |
Sérgio Camargo | Escultura Germinal I | Alumínio | 27,5×18,5×17 cm | Déc 50 | Assinada | Certificada
[Disponível] SÉRGIO CAMARGO – “ESCULTURA GERMINAL I”:
-Técnica/Suporte: Escultura em Alumínio sobre Base Madeira.
-Medidas: 27,5 X 18,5 X 17 cm.
-Data: Déc. 50.
-Certificado: Acompanha o Certificado de Autenticidade emitido pela Galeria Rachel Arnaud. Reproduzida em página dupla no Catálogo da Veritas Auction de Lisboa Portugal em 2017 nas páginas 141 e 142: https://issuu.com/veritasartauctioneersportugal/docs/leilao71_1pag (Avaliada entre € 48.000-60.000 Euros). Reproduzida no Catálogo da Galeria Miguel Salles em 2020.
-Estado de conservação: Ótimo.
-Descrição/Detalhes: A Germinal Nº 1 foi a primeira escultura abstrata do artista, concebida no atelier de Maria Martins e concluída em 1951, quando retorna ao Brasil ainda sob o impacto de uma importante temporada em Paris, onde conheceu as criações de Hans Arp, Georges Vantongerloo, Wassily Kandinsky, Henri Laurens e Constantin Brancusi. Feita inicialmente em gesso ela foi recusada pelo júri da 1ª Bienal de São Paulo, depois publicada em abril do ano seguinte, na Revista Branca. Germinal Nº 1 depois é fundida em alumínio e bronze e passa a integrar a série de mesmo nome constituída de cinco esculturas abstratas, realizadas na primeira metade dessa década. Em 1954, de volta ao Brasil participa do III Salão Nacional de Arte Moderna, onde apresenta Germinal Nº 1, fundida em alumínio, que vem a ser premiada com isenção de júri, no Salão Branco e Preto. Vide matéria do Correio da manhã de 26 de maio de 1954, Edição 18761, veja mais nos Links: http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=089842_06&pagfis=36732&url=http://memoria.bn.br/docreader# . IAC BRASIL: https://iacbrasil.org.br//periodo-cronologia-artista/31 .
FRETE GRÁTIS* – *BRASIL
[Disponível] SÉRGIO CAMARGO – “ESCULTURA GERMINAL I”:
-Técnica/Suporte: Escultura em Alumínio sobre Base Madeira.
-Medidas: 27,5 X 18,5 X 17 cm.
-Data: Déc. 50.
-Certificado: Acompanha o Certificado de Autenticidade emitido pela Galeria Rachel Arnaud. Reproduzida em página dupla no Catálogo da Veritas Auction de Lisboa Portugal em 2017 nas páginas 141 e 142: https://issuu.com/veritasartauctioneersportugal/docs/leilao71_1pag (Avaliada entre € 48.000-60.000 Euros). Reproduzida no Catálogo da Galeria Miguel Salles em 2020.
-Estado de conservação: Ótimo.
-Descrição/Detalhes: A Germinal Nº 1 foi a primeira escultura abstrata do artista, concebida no atelier de Maria Martins e concluída em 1951, quando retorna ao Brasil ainda sob o impacto de uma importante temporada em Paris, onde conheceu as criações de Hans Arp, Georges Vantongerloo, Wassily Kandinsky, Henri Laurens e Constantin Brancusi. Feita inicialmente em gesso ela foi recusada pelo júri da 1ª Bienal de São Paulo, depois publicada em abril do ano seguinte, na Revista Branca. Germinal Nº 1 depois é fundida em alumínio e bronze e passa a integrar a série de mesmo nome constituída de cinco esculturas abstratas, realizadas na primeira metade dessa década. Em 1954, de volta ao Brasil participa do III Salão Nacional de Arte Moderna, onde apresenta Germinal Nº 1, fundida em alumínio, que vem a ser premiada com isenção de júri, no Salão Branco e Preto. Vide matéria do Correio da manhã de 26 de maio de 1954, Edição 18761, veja mais nos Links: http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=089842_06&pagfis=36732&url=http://memoria.bn.br/docreader# . IAC BRASIL: https://iacbrasil.org.br//periodo-cronologia-artista/31 .
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REF – ID / SKU: GP-E11158
-BIOGRAFIA: Sérgio Camargo (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1930 – idem, 1990).
Escultor.
Considerado um dos mais originais artistas brasileiros ligados à vertente construtiva, destaca-se por explorar os limites da forma ao realizar cortes audaciosos nos materiais, em um procedimento por ele denominado “geometria empírica”.
Embora tenha contato com trabalhos da vertente construtiva desde o início da carreira, Sérgio Camargo desenvolve uma obra independente e pessoal, sem filiar-se a qualquer grupo ou movimento. Durante dois anos (1946-1948), estuda na Academia Altamira, em Buenos Aires, onde é orientado pelos artistas argentinos Emilio Pettoruti (1892-1971) e Lucio Fontana (1899-1968). Lá, interessa-se pelo construtivismo da Argentina. Parte para Paris em 1948, onde estuda a obra do escultor romeno Constantin Brancusi (1876-1957) e faz um curso de filosofia na Sorbonne. Nesse período, familiariza-se com as esculturas de Georges Vantongerloo (1886-1965) e Henri Laurens (1885-1954).
Fonte: CAMARGO Sérgio. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021.
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