Sérvulo Esmeraldo | Composição | Gravura-Serigrafia-31/60 | 70×70 cm | C.I.D

VENDIDA/SOLD!!! – SÉRVULO ESMERALDO – “COMPOSIÇÃO – VERMELHO/PRETO”:
Técnica/Suporte: Linda gravura, técnica de serigrafia em papel, numerada e assinada à punho pelo artista, editada pela Papel Assinado.
Medidas: 70 x 70 cm (obra).
Data: S/D.
Assinatura: C.I.D. – canto inferior direito.
Série/Tiragem nº: 31/60.
Moldura: OBRA ESTÁ SEM MOLDURA (nunca emoldurada).
Estado de conservação: Ótima.
Descrição/Detalhes: Assinado a punho pelo artista e Editada pela “Papel Assinado”. A gravura foi produzida na técnica de serigrafia. O artista produziu a imagem em uma tela estêncil (matriz) e depois transferiu a imagem para um papel de forma artesanal e com tiragem limitada.
FRETE GRÁTIS – BRASIL* (A OBRA SERÁ ENVIADA SEM MOLDURA – VALOR DO FRETE JÁ ESTÁ INCLUSO)

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VENDIDA/SOLD!!! – SÉRVULO ESMERALDO – “COMPOSIÇÃO – VERMELHO/PRETO”:
-Técnica/Suporte: Linda gravura, técnica de serigrafia em papel, numerada e assinada à punho pelo artista, editada pela Papel Assinado.
-Medidas: 70 x 70 cm (obra).
-Data: S/D.
-Assinatura: C.I.D. – canto inferior direito.
-Série/Tiragem nº: 31/60.
-Moldura: OBRA ESTÁ SEM MOLDURA (nunca emoldurada).
-Estado de conservação: Ótima.
-Descrição/Detalhes: Assinado a punho pelo artista e Editada pela “Papel Assinado”. A gravura foi produzida na técnica de serigrafia. O artista produziu a imagem em uma tela estêncil (matriz) e depois transferiu a imagem para um papel de forma artesanal e com tiragem limitada.
FRETE GRÁTIS – BRASIL* (A OBRA SERÁ ENVIADA SEM MOLDURA – VALOR DO FRETE JÁ ESTÁ INCLUSO)
-ID | REF: GP-G31080

-BIOGRAFIA: Sérvulo Esmeraldo (Crato, Ceará, 1929 – Fortaleza, Ceará, 2017).
Escultor, gravador, ilustrador, pintor.

No início de sua carreira artística, dedica-se à xilogravura. A partir de 1947, em Fortaleza, freqüenta a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) e mantém contato com Inimá de Paula (1918-1999), Antonio Bandeira (1922-1967) e Aldemir Martins (1922-2006). Nesse período tem aulas de pintura com Jean-Pierre Chabloz (1910-1984). Em 1951 trabalha na montagem da 1ª Bienal Internacional de São Paulo. Após o encerramento da Bienal, passa a residir em São Paulo, exerce a função de gravador e ilustrador no Correio Paulistano e tem contato com Marcelo Grassmann (1925) e Lívio Abramo (1903-1992). Em 1956, funda o Museu de Gravura, na cidade de Crato, Ceará.
Em 1957, realiza individual no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP) e viaja para a Europa com bolsa do governo francês. Em Paris estuda litografia na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts [Escola Nacional Superior de Belas Artes] e tem acesso às obras raras da Bibliothèque Nationale de France, o que lhe permite estudar a gravura de Albrecht Dürer (1471-1528) por dois anos. Com orientação de Johnny Friedlaender (1912-1992), inicia seu trabalho de gravura em metal, publicado por editores europeus. Em meados dos anos 1960, integra o movimento da arte cinética, quando realiza as obras Excitáveis – quadros e objetos movidos pela eletricidade estática. Retorna ao Brasil em 1978, fixa-se em Fortaleza e dedica-se à arte pública. Idealiza na capital cearense a Exposição Internacional de Esculturas Efêmeras, da qual é curador em 1986 e 1991.

Análise
Na década de 1950, Sérvulo Esmeraldo desenvolve trabalhos figurativos e, segundo o crítico de arte Frederico Morais, ele “representa folhas e peixes de forma muito simplificada e sintética (…) Interessa-o a forma e não o tema”1. Desse modo, Esmeraldo encaminha-se paulatinamente para a abstração, realizando, em 1957, suas primeiras gravuras decididamente abstratas, as quais mantêm estreita relação com a produção de Lívio Abramo.
No mesmo ano, muda-se para Paris, onde freqüenta aulas de gravura em metal com Johnny Friedlaender. No início faz trabalhos abstratos e líricos, quase informais. Suas gravuras, como os trabalhos de Friedlaender, são repletas de grafismos. Progressivamente, interessa-se pela produção construtiva e passa a lidar com formas mais regulares. Acompanha a produção dos artistas ligados à arte cinética, como Julio Le Parc (1928) e Jesús Rafael Soto (1923-2005). Na década de 1960, deixa de se dedicar exclusivamente à gravura e passa a experimentar outras linguagens. Em 1962, produz os primeiros trabalhos cinéticos, feitos com ímãs. Dois anos mais tarde, cria os Excitáveis, objetos cinéticos feitos de acrílico, que reagem ao toque do espectador e mudam de cor. No mesmo período, realiza as primeiras esculturas.
Ao retornar para Fortaleza, em 1978, trabalha com chapas de aço laqueado, produzindo esculturas com planos dobrados e pintados. Em 1981, realiza uma série de peças brancas em que inscreve formas geométricas vazadas. Apesar de lidar com objetos planos, seu trabalho sugere volume.
Em 1986, idealiza e organiza a 1ª Exposição de Escultura Efêmera de Fortaleza. Na mesma época, cria relevos discretos, a terceira dimensão é sugerida pela interação das faces, embora a obra seja quase plana. Esmeraldo conta, que no final dos anos de 1980, percebe que, muitas vezes, o volume de suas esculturas “é suporte para evidenciar as linhas”2. Na década de 1990, entre outros trabalhos, faz relevos em que sulca linhas rigorosas em superfícies bidimensionais de aço. Em 2001, radicaliza esse princípio. Trabalha com linhas regulares de aço, com as quais desenha formas geométricas tridimensionais no espaço.

Notas
1 MORAIS Frederico. In: ESMERALDO, Sérvulo. Sérvulo Esmeraldo – Gravuras. Salvador: Oficinas do Centro de Artes plásticas Solar do Unhão, 1989. (folha dobrada).
2 AMARAL, Aracy. Personalidade de Sérvulo Esmeraldo. In: ESMERALDO, Sérvulo. A linha como fator determinante. São Paulo: Múltipla de Arte, 2001.

Fonte: SÉRVULO Esmeraldo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural.

Tags: sérvulo esmeraldo, gravura, serigrafia, composição, abstrato, vermelho, preto, galeria paulista, obra de arte, papel assinado

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