Victor Brecheret | Bailarina | Escultura – Bronze Polido | 25×27 cm | Assinada | Certificado | Déc. 20

VICTOR BRECHERET – Escultura – “BAILARINA”. (obra participará do nosso leilão – dia 26/08/2020)
Técnica/Suporte: Escultura executada em bronze polido, com base de madeira de lei.
Medidas: c.25 x 27 cm (altura-obra).
Certificado: Tombo/Codificação 342610, com certificado original emitido pela Fundação Victor Brecheret. Sendo este o quinto exemplar de uma série de até 7 exemplares.
Data: Década de 1920.
Assinatura: Assinado na própria obra (na base do bronze “V.BRECHERET”).
Estado de conservação: Excelente.
Descrição/Detalhes: Linda obra do artista, executada em bronze polido com a base de madeira de lei. Sendo este o quinto exemplar de uma série de até 7 exemplares. Obra codificada e com certificado original emitido pela Fundação Victor Brecheret.
FRETE GRÁTIS – BRASIL*

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Data

Descrição/Detalhes

VICTOR BRECHERET – Escultura – “BAILARINA”. (obra participará do nosso leilão – dia 26/08/2020)
-Técnica/Suporte: Escultura executada em bronze polido, com base de madeira de lei.
-Medidas: c.25 x 27 cm (altura-obra).
-Certificado: Tombo/Codificação 342610, com certificado original emitido pela Fundação Victor Brecheret. Sendo este o quinto exemplar de uma série de até 7 exemplares.
-Data: Década de 1920.
-Assinatura: Assinado na própria obra (na base do bronze “V.BRECHERET”).
-Estado de conservação: Excelente.
-Descrição/Detalhes: Linda obra do artista, executada em bronze polido com a base de madeira de lei. Sendo este o quinto exemplar de uma série de até 7 exemplares. Obra codificada e com certificado original emitido pela Fundação Victor Brecheret.
FRETE GRÁTIS – BRASIL*
-ID | REF: GP-E11029

-BIOGRAFIA: Victor Brecheret “Vittorio Brecheret” (BR, São Paulo, São Paulo, 1894 – idem 1955)
Escultor, desenhista

Inicia formação artística em 1912, estudando desenho, modelagem e entalhe em madeira no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (Laosp). De 1913 a 1919, viaja a estudo para Roma, onde é aluno do escultor Arturo Dazzi (1881-1966). Retorna a São Paulo e instala ateliê no Palácio das Indústrias, em sala cedida por Ramos de Azevedo (1851-1928).
É descoberto pelos modernistas Di Cavalcanti (1897-1976), Hélios Seelinger (1878-1965), Menotti del Picchia (1892-1988), Mário de Andrade (1893-1945) e Oswald de Andrade (1890-1954), que passam a divulgar sua obra. Em 1921, com bolsa de estudo do Pensionato Artístico do Estado de São Paulo, viaja a Paris. Na capital francesa, entra em contato com os escultores Henry Moore (1898-1986), Emile Antoine Bourdelle (1861-1929), Aristide Maillol (1861-1944) e Constantin Brancusi (1876-1957). Alterna sua estada entre França e Brasil até 1936. Entre 1921 e 1929, expõe no Salon d’Automne, no Salon de la Société des Artistes Français – Section de Sculpture et Gravure sur Pierre e no Salon des Indépendents. Mesmo ausente do país, participa com 12 esculturas da Semana de Arte Moderna de 1922. Em 1932, torna-se sócio-fundador da Sociedade Pró-Arte Moderna (Spam). Inicia, em 1936, a execução do Monumento às Bandeiras, cujo anteprojeto data de 1920 e que é inaugurado em 1953 na Praça Armando Salles de Oliveira, em São Paulo. Nos anos 1940 e 1950, realiza esculturas para locais públicos, fachadas e baixos-relevos, entre outras obras. Nesse período, ponto alto da carreira do artista, retrata as figuras e os costumes da cultura indígena brasileira em terracota, bronze e pedra com incisões.
Nascido “Vittorio Breheret” (sem a letra ‘c’ no sobrenome) numa pequena localidade não distante de Roma, filho de Augusto Breheret e Paolina Nanni, esta última falecida quando o pequeno Vittorio tinha apenas seis anos de idade. Foi abrigado pela família do tio materno, Enrico Nanni, e com sua família emigrou para o Brasil ainda na infância.
No Brasil, tornou-se “Victor Brecheret” e já com mais de trinta anos de idade recorreu à Justiça para inscrever seu registro nascimento tardiamente no Registro Civil do Jardim América (município de São Paulo). Assim Brecheret consolidava a sua nacionalidade brasileira, embora tivesse nascido na Itália. Este tipo de “regularização” era muito comum entre imigrantes italianos na primeira metade do século XX no Brasil.

Fonte: VICTOR Brecheret. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural.

Tags: victor brecheret – escultura – bronze polido – bailarina – certificado – galeria paulista – galeria skultura – galeria de arte online

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